top of page

PARTICIPANTES

Âncora 1
Profa Dra Patrícia Nicolucci

Física de formação (UNESP/Rio Claro), completou dois anos de residência em Física Aplicada à Radiologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto (1994-1996), recebendo treinamento clínico em Radiodiagnóstico, Radioterapia e Proteção Radiológica. É mestre (1998) e doutora (2003) pela USP na área de Física Médica, trabalhando em dosimetria in vivo e Simulação Monte Carlo em Radioterapia.

Desde 2004 é professora do Departamento de Física da USP, campus de Ribeirão Preto, na área de Dosimetria e Radioterapia, desenvolvendo pesquisas e orientando pós-graduandos em projetos nos campos de Dosimetria das radiações ionizantes, simulação Monte Carlo em Radioterapia, uso de nanotecnologia em radioterapia, efeitos biológicos das radiações e Proteção Radiológica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0198281726965444

Dra.
Cassiana Viccari
Física pela UNESP/Rio Claro.
Mestre e Doutora em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela USP/Ribeirão Preto.
Supervisora de Radioproteção pela CNEN
Especialista de Laboratório - CIDRA-DF-FFCLRP-USP
Dra.
Ivon Oramas Polo

Possui graduação em Eletrônica Industrial e mestrado em Engenharia pelo Instituto Politécnico de Kiev, Ucrânia (1992); mestrado em Sistemas Digitais pelo Instituto Superior Politécnico Jose Antonio Echeverria, Cuba (2011) e mestrado em Física Médica pelo Instituto Superior de Tecnologías y Ciencias Aplicadas (InSTEC), Cuba (2013). Trabalhou em empresa de automação durante 17 anos e foi professora do departamento de Engenharia Nuclear do InSTEC num período de 6 anos. Possui Doutorado em Ciências (Área: Tecnologia Nuclear - Aplicações), pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/USP) (2019). 

Entrou no SMART em 2019 e faz Pós-Doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia na área de dosimetria e desenvolvimento de novos dosímetros para radiações ionizantes.

Projeto de Pós-Doutorado: "Desenvolvimento de novos materiais para dosimetria individual em campos mistos"

A dosimetria de campos mistos para fins de radioproteção apresenta alguma dificuldade causada pela necessidade de identificar adequadamente a contribuição de cada componente do campo. Geralmente é difícil medir a dose equivalente com um único detector devido às diferentes sensibilidades, implicando diferentes fatores de calibração para cada componente do campo ou para as diferentes condições de medição necessárias. O objetivo do projeto é caracterizar novos materiais para o desenvolvimento de sistemas dosimétrico para o monitoramento pessoal de indivíduos ocupacionalmene expostos (IOE) em campos mistos de radiação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5050811401248683

Ivon.jpg
Camila Baltazar
Formada em Física Médica, pela FFCLRP - USP, no ano de 2015. Entrou para o grupo em 2016, onde desenvolveu seu mestrado, permanecendo na mesma instituição, no programa Física Aplicada à Medicina e Biologia, na área de Radioterapia, durante o qual estudou, através de Simulação Monte Carlo, as distribuições de dose geradas por aceleradores dedicados a Radioterapia Intra-operatória. Deu continuidade a pesquisa no Doutorado, que está atualmente desenvolvendo. Têm especial interesse na área de Radioterapia Intra-operatória e no estudo de distribuições de dose, tanto com Método Monte Carlo quanto com métodos experimentais, como dosimetria gel. Acredita que o intercâmbio de ideias é parte essencial do processo científico e está sempre disposta a colaborar com os colegas.

Projeto de doutorado: "Garantia da qualidade em radioterapia intra-operatória: desenvolvimento de dosimetria tridimensional para planejamento computadorizado"

Radioterapia intra-operatória é uma técnica que permite a entrega de doses elevadas em uma única fração. Estudos e aplicações em dosimetria, garantia da qualidade e sistemas de planejamento são importantes para a entrega segura do tratamento. Ainda são poucos os trabalhos com esse enfoque na técnica. O projeto tem por objetivo propor uma nova forma de dosimetria tridimensional para a técnica, que embase o desenvolvimento de um sistema de planejamento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5169842381842667

camila.png
Fernanda
Machado Ribeiro
Possui graduação em Física Bacharelado com ênfase em Física Médica (2015) e mestrado pelo programa de Pós-graduação em Física (2017), ambos obtidos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É doutoranda do Programa de Física Aplicada à Medicina e Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) na Universidade de São Paulo - USP. Atua na linha de pesquisa associada a radiobiologia e nanotoxicidade celular devido a interação de nanoparticulas de ouro (AuNPs) carregadas com componentes celulares. 
 

Projeto de doutorado: “Radiosensibilização Tumoral Mediada por Nanopartículas de Ouro: espécies reativas de oxigênio e funcionalidade mitocondrial”.

Esta pesquisa envolve síntese e caracterização de nanoparticulas de ouro (AuNPs) esféricas revestidas com os polímeros hidrocloreto de polialilamina e citrato trissódico, que conferem cargas superficiais positivas e negativas, respectivamente. Neste contexto, este estudo tem como propósito avaliar a influência de AuNPs carregadas na viabilidade celular, funcionalidade mitocondrial, produção de espécies reativas de oxigênio e radiosensibilização celular através de ensaios in vitro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5830329890921553

Miriã Godoi

Possui graduação em Física Médica pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é aluna de Doutorado do programa de Pós-Graduação Física Aplicada à Medicina e Biologia.

Possui interesse na área de Radiobiologia e Radioterapia.

Projeto de doutorado: "FLASH: Respostas de tecidos mamários normais e tumorais em taxas de dose ultra altas"

A terapia FLASH atualmente tem retornado devido aos avanços tecnológicos que possibilitam a utilização de taxas de dose ultra altas (uHDR). Visto que a FLASH-RT possui efeito ímpar no tratamento de tumores e uma baixa toxicidade em tecido normal, o presente projeto busca compreender os mecanismos que viabilizam a utilização de FLASH-RT, bem como investigação do efeito FLASH.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6428376928252727

miria.jpg
Vinícius Fernando dos Santos

Formado em Tecnologia em Radiologia pela Universidade de Franca (2009), com graduação em Física Médica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (2013), Mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2017) e Doutorando em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Radioterapia com nanopartículas, dosimetria 3D e simulação Monte Carlo.

 

Projeto de doutorado: "Avaliação dosimétrica em Radioterapia com nanopartículas para o tratamento de mama"

O objetivo do estudo é avaliar as modalidades de radioterapia de mama com nanopartículas, utilizando-se ferramentas dosimétricas experimentais e com simulação Monte Carlo e em objeto simulador antropomórfico específico desenvolvido no trabalho.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3975109612992799

vinivius.jpg
Caio César Garcia Souza

Formado em Física Médica pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Botucatu (2018). Em 2019, iniciou o mestrado pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, no Laboratório de Física Radiológica e Dosimetria.

Projeto de mestrado: "Análise do desvanecimento do sinal termoluminescente por meio da curva de emissão"

Os dosímetros termoluminescentes são equipamentos de monitoração dos indivíduos ocupacionalmente expostos, registrando a dose que o indivíduo recebe no ambiente de trabalho. Porém,  devido à diferença de tempo entre a irradiação do dosímetro e sua leitura parte do sinal é perdido, o que é chamado de desvanecimento do sinal. O objetivo deste trabalho é implementar um método com o qual a dose de radiação possa ser estimada independentemente do tempo de desvanecimento, melhorando com a exatidão da dose estimada.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7801144322522465

Lucas Dadalt

Técnico em Mecatrônica (2012), iniciou a graduação em Física Médica pela Universidade de São Paulo em 2013. Participou, através de bolsas de Iniciação Científica, de pesquisas envolvendo enovelamento de proteínas por meio de simulações computacionais utilizando o Gromacs e participou também no Laboratório de Biofísica Molecular, no estudo de proteínas utilizando técnicas de EPR. Em 2019 iniciou o Mestrado no programa de Física Aplicada à Medicina e Biologia no CIDRA - Centro de Instrumentação, Dosimetria e Radioproteção. Seu projeto tem como objetivo principal a estimativa das doses em um laboratório de calibração de nêutrons usando o código de simulação MCNP.

Projeto de mestrado: "Simulações do transporte de nêutrons em um laboratório de calibração utilizando o método de Monte Carlo para avaliação da dose efetiva em indivíduos ocupacionalmente expostos"

O uso da radiação deve ser justificado, otimizado e limitado. As aplicações com nêutrons, em específico, abrangem áreas como análises químicas, tratamentos médicos, o setor energético, prospecção de petróleo, entre outras. Sendo assim, a calibração de monitores de áreas de nêutrons é obrigatória conforme norma CNEN NN 3.01. O propósito do projeto é a caracterização de um laboratório de calibração de monitores de nêutrons tanto da abordagem experimental quanto da teórica, utilizando o método de Monte Carlo para transporte de radiação. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8922594056464088
Ana Carolina Ferreira

Aluna de Graduação do curso de Física Médica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, com conclusão em 2021.  Tem interesse científico na área de Proteção Radiológica.

Projeto de Iniciação Científica: “Estudo das características dosimétricas de pastilhas termoluminescentes de sulfato de cálcio dopadas com terras raras

Com ênfase em dosimetria pessoal, o projeto busca investigar as características de dosímetros de radiação para a avaliação de doses individuais ou ambientais na área da saúde e na indústria.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5834892941955068

ana carolina ferreira.jpeg
bottom of page